quarta-feira, 18 de maio de 2011

Injeção Intramuscular - Deltóide

 Bom, como a visita ao posto de saúde que abrange a área da Cidade de Deus hoje não foi muito "emocionante", segue o que foi aprendido (ou reforçado) no dia de hoje no setor de vacinação do adulto e do idoso. Anteriormente, deveríamos ter ficado na vacinação infantil, no entanto, devido à extrema simpatia das profissionais deste setor, nos auto-transferimos para a vacinação do adulto e do idoso. Lembrando que a vacinação é contra a gripe.

 Neste setor, fomos muito melhor recebidos. Vamos lá:
A técnica tem por finalidade reduzir acidentes e garantir a imunização do paciente, e consiste em:


  • LAVAR AS MÃOS!!! Antes de qualquer manipulação do paciente, em qualquer área de atuação, o profissional/acadêmico DEVE lavar as mãos, por razões óbvias.
  • Passar o algodão sem álcool, para retirar qualquer sujeira que esteja no local (Suor ou qualquer outra coisa). O algodão deve ser passado sem álcool, pois o álcool pode neutralizar o vírus usado na vacina, prejudicando a qualidade da imunização.
  • Pergunte para o paciente se há preferência pelo braço a ser aplicada a vacina, peça para ele relaxa-lo.
  • O músculo deltóide deve ser 'pinçado' medindo quatro dedos de sua inserção proximal. Esta área será a área que você usará para aplicar a vacina.
  • Aplique a vacina, deve ser feita a 90° do braço do paciente, antes de injetar a solução de fato deve ser feita a aspiração da seringa, para se certificar de que nenhum vaso sanguíneo foi atingido. No momento da aspiração, segure a seringa com a mão que você estava usando para pinçar o músculo.
  • Bote o algodão no local da aplicação, peça para o paciente não esfregar o algodão, apenas pressionar
 Lembrando que o paciente deve receber seu comprovante de vacinação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário